quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Música Nunca Parou



     The Music Never Stopped é um drama estadunidense de 2011 dirigido e produzido por Jim Kohlberg. Com roteiro de Gwyn Lurie, Gary Marks e trilha sonora por Paul Cantelon.

     É um filme baseado numa história real sendo o personagem Gabriel inspirado em Greg F. (ligeiramente mencionado numa cena), paciente do neurologista Oliver Sacks, autor do famoso "Awakenings" que virou filme com atuação de Robin Williams e Robert De Niro em 1990. Trata da Musicoterapia de uma forma linda, emocionante e, creio eu, saber que isso é real comove e nos envolve ainda mais na trama.

     Se passa em 1986, contando a história de Gabriel (Lou Taylor Pucci), um homem que, devido a um tumor cerebral, tem sua cognição danificada causando problemas de memória. Sua vida foi envolta por música desde a infância. Na adolescência, final dos anos 60, a relação entre Gabriel e Henry Sawyer (J.K. Simmons), seu pai, desestabiliza-se agora que o jovem passa a se interessar por outros estilos musicais e sua banda.


     Greatful Dead, Dylan, Beatles, Stones, Cream são alguns dos ídolos do jovem que "parou no tempo" e são também a solução ainda que provisória para o drama vivido por essa família.

     Com os acontecimentos, Helen Sawyer (Cara Seymour) e o marido tentam se reaproximar do filho e é aí que Henry descobre a Musicoterapia como alternativa de tratamento. Ele recorre Dianne Daley (Julia Ormond), uma musicoterapeuta que se dispõe a tentar o tratamento com Gabriel. 

     Uma história de puro amor nos envolve por completo. O pai que quer se reconciliar com o filho e se dispõe a superar seus próprios preconceitos, a mãe que percebe seu erro, a terapeuta que se envolve emocionalmente com o caso e o jovem que apesar das condições nas quais se encontra ainda é aberto aos antigos e novos amores são capazes de nos fazer refletir e de nos emocionar profundamente.

     Um filme lindo e infelizmente não muito conhecido que realmente vale a pena ser assistido (até mais de uma vez) e com uma trilha muito boa, basta ver as bandas já citadas. 

Até mais.

4 comentários:

  1. Muito bom. Assisti ao filme e amei. Sou estudante de musicoterapia (:

    ResponderExcluir
  2. Excelente filme fora do main streaming habitual nos filmes americanos. Não foi êxito de bilheteira nos USA, mas também não seria de esperar outra coisa, dado ser um filme de produção independente

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, critiquem, mas sejam educados, ok?