quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual


     Medianeras é um filme argentino de 2011, dirigido por Gustavo Taretto, classificado nos gêneros romance e drama. Ganhou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Gramado de 2011.

     Retrata a história de Martín (Javier Drolas), web designer, fóbico, depressivo em tratamento e adaptação ao mundo, de Mariana (Pilar López de Ayala), formada arquiteta, porém trabalha como vitrinista, também tem fobia e recentemente terminou um relacionamento de longa data, e de Buenos Aires onde ambos vivem.

     Martín e Mariana se conhecem pela internet sem saber que são vizinhos. Seus monoambientes (algo similar às nossas quitinetes) são frente-a-frente, porém não há janelas já que ficam localizados nas paredes medianeras entre os prédios e onde na Argentina é proibido por lei fazê-las. A fim de ganhar um pouco mais de luz, os moradores costumam abrir janelas pequenas, caóticas nessas paredes e é exatamente isso que ambos os personagens fazem.

     É um filme que usa de algumas metáforas. Por exemplo, a arquitetura é tida como uma vilã que isola as pessoas e diminui a comunicação física entre elas. A medianeira sufoca os moradores que abrem janelinhas ilegalmente como uma busca pela "luz no fim do túnel", uma salvação para esse sentimento de aprisionamento que vem causando vários problemas psíquicos.

     O foco são as relações no século XXI que se tornam fisicamente distantes com a virtualização das mesmas e o sentimento de solidão urbana a qual já estamos acostumados das grandes cidades, como Nelson Rodrigues bem definiu, "a companhia de um paulista é a pior forma de solidão", é o isolamento, é a solidão por estarmos rodeados por desconhecidos.

     Creio que em muitos momentos podemos nos identificar com as situações e pensamentos dos personagens, pois tudo aquilo é realidade, é palpável. Apesar de todos os problemas, nossos personagens têm o mais imprescindível: a esperança! Um drama que vale muito a pena ser assistido e refletido. 

     E deixo-lhes uma dica: assistam inclusive aos créditos que são intercalados com um videoclipe divertido que só não estará anexado à essa postagem por conter spoilers. Assistam!

Até mais.

Um comentário:

  1. Olá Mary! O filme é ótimo, também resenhei lá no blog, mas não aguentei, soltei o vídeo! hahahaha
    Beijoos
    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem, opinem, critiquem, mas sejam educados, ok?